sexta-feira, 19 de março de 2010

Conexão é poder de informação.

Ao analisar o texto de Pierry Lévy vemos que de um modo geral o homem sempre se comunicou e assim como a espécie sua forma de comunicar evolui constantemente.
Ele traça uma linha temporal do homem desde a era neolítica, nela vemos como de uma maneira muito interessante como de um grupo de apenas alguns milhares o homem se dispersou pelo mundo, devido as sociedades serem caçadoras coletoras.

Depois de se sedentarializarem começaram a sentir necessidade de comunicação. A partir dessa necessidade o homem começou a enxergar barreiras e dificuldades na comunicação com outros povoados, neste momento eles se depararam com a distancia.

Hoje devido ao cyber-espaço essa barreira não existe mais, e junto com essa evolução somos forçados a mudar muitos de nossos velhos conceitos. Antes uma pessoa podia se sentir única ou diferente dos demais, mas com essa interconexão mundial as sociedades não são mais formadas por espaços físicos rígidos e intransponíveis.

Atualmente é possível se comunicar, trabalhar, estudar, comprar, disseminar idéias a centenas de milhares de pessoas, tudo isso sem sair de casa. Anteriormente as pessoas se reuniam em ginásios ou ruas para ouvir um discurso, hoje isso se torna desnecessário, pois é possível disseminar idéias muito mais rápido e a muito mais pessoas pela internet do que por mega-fones.

Essa rede virtual se faz presente em todo e qualquer ponto do planeta, tornando-nos todos vizinhos.

Se pensarmos no que é centro e periferia nos deparamos com um novo conceito, o centro não é mais só um ponto geográfico, mas também um ponto virtual de onde tudo está próximo e acessível.

Hoje todo tem a oportunidade de se manifestar e procurar conteúdo segundo nossas escolhas, uma nova era se inicia e nela não existe fronteiras, distancia e muito menos exclusão.